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A tecnologia por trás do aço patinável

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12 de agosto de 2022

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Na última década, o aço patinável consolidou-se como forte tendência do mercado da construção civil. Na arquitetura, valorizou decorações empregando a beleza do toque rústico, mas sofisticado, em ambientes residenciais e comerciais. No entanto, o material também vem sendo fortemente utilizado em edificações que necessitam de estruturas metálicas como as seguras travessias de pedestres necessárias nas rodovias.

De acordo com o engenheiro Douglas Lara, especialista do Grupo HGE, do setor de engenharia, o material ganhou destaque no Brasil, que é o maior produtor mundial de aço, e o patinável oferece a vantagem de maior durabilidade contra o desgaste natural das estruturas sujeitas a ação do tempo à céu aberto.  “O setor de concessões rodoviárias têm apresentado predileção a utilização do aço patinável sem pintura para a construção de passarelas. A vantagem é evidente já que esse material dispensa pintura e o custo-benefício torna-se atrativo principal, entre outras vantagens”, destaca Lara.

A Habitechne Engenharia é especializada em passarelas e desde 2015 vem praticando em seus projetos de contratação o regime Turn-key key (Projeto + Obra), demonstrando as vantagens iniciais e principalmente a longo prazo na utilização do material patinável sem pintura. “O ganho é imensamente maior, pois, considerando que um contrato de concessão tem em média 30 anos, as manutenções preventivas devem acontecer a cada quatro anos. Com a utilização desse aço sem pintura a concessionária evita ao menos 6 manutenções. São orçamentos em média de R$ 200 mil para cada um desses reparos, mas se a utilização for essa tendência pode-se evitar o gasto de R$1,2 milhão a longo prazo (valores reais – março/2021)”, acrescenta Régis (especialista do Grupo HGE).

Dados os atrativos vantajosos do aço patinável, a empresa já soma 13 dispositivos desde 2018. Só na concessionária Arteris Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, foram implantadas seis passagens de fauna com o mesmo material, projeto e execução, nas cidades de Silva Jardim e Casimiro de Abreu. Em Alumínio/SP foi instalada uma passarela para a concessionária CCR-ViaOeste. Na cidade de Igaraçu do Tietê/SP foram implantadas duas passarelas para a concessionária Arteris Via Paulista. Há também a execução de quatro passarelas nas cidades Araraquara/SP e Franca/SP.

Composição favorável à sustentabilidade

As passarelas com estruturas metálicas têm a vantagem da rápida instalação. E com o uso do aço patinável, ganha mais a vantagem da alta durabilidade, pois o material apresenta em sua composição elementos que melhoram as propriedades anticorrosivas. Em média, garante três vezes mais resistência à corrosão do que o aço convencional.

O aço patinável é composto de uma liga de aço especial com adição de cobre e fósforo. Essa combinação, exposta ao ambiente, cria em seu processo inicial de corrosão uma camada protetora chamada pátina, que bloqueia a entrada de oxigênio e paralisa o processo de oxidação; sendo assim, não há necessidade de pintura deste material.

Outro exemplo – curioso e elucidativo da vantagem do aço patinável nas passarelas de rodovias se refere às depredações causadas por pichadores. A pátina age formando uma película onde a tinta do spray atingiu. Para limpar, basta um simples atrito para que ela seja solta, reduzida a pó.

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